Alterar o hostname do servidor no CentOS 7

Este artigo tem como objetivo mostrar como alterar o nome do host usando o comando hostnamectl em um servidor com o CentOS 7. Um nome de host é um rótulo fornecido a um dispositivo conectado em uma rede visando facilitar a identificação do mesmo.

Se você está acostumado a alterar o hostname do servidor usando os comandos no CentOS 6, note que no CentOS 7 o mesmo procedimento não funciona. Se você é novo no CentOS, em geral, não deve se preocupar, pois a versão 7 do sistema trouxe grandes mudanças que mudaram totalmente a forma de administrar o sistema.

No CentOS 7, o controle hostname é tratado com o comando hostnamectl. Com esse comando, você pode atualizar três nomes de host diferentes - o estático, o transitório e o "amigável". 

Para ver qual é o seu nome de host atualmente, digite o comando hostnamectl status.

Aqui temos apenas o nome de host estático listado, que, nesse caso, é idêntico aos nomes de host transitórios. O nome do host estático é aquele atualmente armazenado em /etc/hostname:

O nome de host estático é o nome do host padrão que o kernel faz referência durante a inicialização e, na maioria dos casos, será aquele com o qual você deve se preocupar.

Para alterar o nome do host, digite o seguinte comando:

hostnamectl set-hostname "Seu-hostname"

Neste caso, estaremos mudando o nome do host atual de 'bespin' para 'Endor's Forest Moon'. Observe o que acontece com o seguinte comando:

hostnamectl status

Algumas coisas que precisamos considerar. Primeiro, ao especificar o nome do host, coloquei o nome do host completo entre aspas duplas. Essa sintaxe é necessária somente ao usar um nome de host que contenha caracteres normalmente não permitidos em um FQDN padrão, como um espaço ou um apóstrofo. Eles podem ser omitidos se o seu nome de host estiver em conformidade com a formatação padrão do FQDN (veja abaixo para obter mais informações sobre a formatação do FQDN).

Em seguida, observe também como na saída de status hostnamectl, agora temos entradas de linha para nomes de host estáticos. Hostnamectl remove automaticamente os caracteres de nomes de host ilegais e também converte o nome para todas as minúsculas para o nome de host estático (e transitório). Ele também grava essas informações no arquivo /etc/hostname. Você pode vê-lo executando o seguinte comando:

cat /etc/hostname

Uma coisa que o comando hostnamectl não faz é modificar o arquivo /etc/hosts, então ainda precisamos fazer isso. Basta abrir o arquivo com o editor de texto que preferir e alterar a entrada do nome do host atual ('bespin') para o novo nome de host estático ('endorsforestmoon'):

Usando Nano:

nano  /etc/hosts

Usando Vi

vi  /etc/hosts

Neste ponto, está tudo pronto; seu nome de host é alterado. Se você está preocupado que não está aparecendo o novo hostname no seu prompt de comando, você terá que sair e entrar novamente.

Was dit antwoord nuttig? 0 gebruikers vonden dit artikel nuttig (0 Stemmen)