Benefícios do Cloudflare e como utilizá-lo.

Cloudflare é uma ferramenta CDN (Content Delivery Network), ou seja, uma rede de fornecimento de conteúdo. Ele cria uma cópia do seu site por centenas de servidores espalhados pelo mundo. Os desenvolvedores do Cloudflare utilizam uma tecnologia própria de CDN, que inclui os mais recentes sistemas de roteamento, hardware e servidores web.

E segundo os próprios criadores do Cloudflare “o resultado é um CDN que é mais fácil de configurar, mais acessível, e tem um desempenho melhor do que qualquer legado CDN você já tentou antes.”.

COMO FUNCIONA O CLOUDFLARE:

O gráfico a seguir ilustra o funcionamento de um site sem o uso do Cloudflare e utilizando o Cloudflare. A direita é sugerido que seu site “fica nú” sem o uso do Cloudflare o que deixa o acesso livre tanto para visitantes e robôs de pesquisa quanto para ataques.

Já o gráfico esquerdo mostra seu site usando a tecnologia Cloudflare, que entre outras vantagens que veremos a seguir, evita que seu site seja atacado e possa contaminar visitantes de suas páginas.

Cloudflare

QUATRO GRANDES VANTAGENS DE USAR CLOUDFLARE:

Como o Cloudflare possui centenas de servidores, a primeira grande vantagem é que isso aumentará consideravelmente a velocidade de carga das páginas do site. Isso porque não haverá apenas um servidor, mas centenas deles atendendo as requisições de páginas de visitantes do site. Eliminando problemas como o tempo de espera de carregamento de páginas, o famoso “carregando…”.

A segunda grande vantagem é a proteção do seu site e seus visitantes  contra ataques por DDoS, exploits, redes zumbis entre outros. É muito desagradável e constrangedor alguém visitar seu web site e ser infectado por alguma praga ou vírus ou ainda pior, não conseguir acessá-lo. Como existem centenas de copias do seu site no Cloudflare, caso seja feito um ataque, e se por um simples acaso esse tenha sucesso, o próprio Cloudflare se encarrega de eliminar a “cópia ruim”.

O CDN do Cloudflare utiliza informações do Honey Pot e fontes terceirizadas para detectar e identificar ameaças antes mesmo de elas chegarem aos seus servidores. O que aumenta e muito a segurança do sistema.

A terceira grande vantagem é a diminuição de processamento e uso da CPU em sua hospedagem. Fazendo com que o servidor trabalhe apenas para processamento real e não fique “preso” a uma grande quantidade de requisições ou processamentos desnecessários.

E há ainda uma outra vantagem: se por qualquer motivo o seu site estiver indisponível, os visitantes poderão continuar visitando suas páginas porque o Cloudflare exibirá uma página em seu “cache”. Sendo assim, seu site estará sempre online.

Em números, a utilização do sistema Cloudflare representa uma velocidade de até 60% a mais na carga de seu site. E diminuição da taxa de transferência mensal da hospedagem em até 60%.

Cloudflare no cPanel

Os planos de hospedagem e revenda da Rapid Cloud disponibilizam para seus clientes o Cloudflare, que pode ser acessado e configurado facilmente pelo cPanel. Mais uma vantagem oferecida e disponível para clientes dos serviços de hospedagem e Revenda Rapid Cloud.

ADICIONANDO MEU SITE AO CLOUDFLARE

Acesse o menu Cloudflare disponível no cPanel, crie um nova conta em Cloudflare ou acesse com uma conta existente. Por fim, basta clicar no botão Provision Domain with Full Zone Setup. Por fim, altere os DNS para os fornecido pelo Cloudflare e aguarde a propagação.

CloudFlare Config

 

  • 14 Usuários acharam útil
Esta resposta lhe foi útil?