
Os SSDs definitivamente representaram uma melhoria considerável de performance em relação aos HDs tradicionais. Porém, mesmo com as interfaces SATA 3 Gb/s e SATA 6 Gb/s, a conexão SATA já não consegue acompanhar o rápido avanço de desempenho que os drives de estado sólido vêm proporcionando. Como desenvolver um novo padrão SATA leva muitos anos de desenvolvimento, aumentaria consideravelmente o consumo energético e acarretaria em custos muito altos para a Serial ATA International Organization (SATA-IO), era necessário achar outra saída.
Por isso, o jeito foi utilizar uma interface já existente, a PCI Express, uma saída que provou ser muito mais barata, rápida e prática. Só que otimizar o hardware é só uma parte da equação necessária para melhorar o desempenho. Além disso, se fazia necessário um novo protocolo. O AHCI, padrão utilizado nos drives SATA, foi criado lá em 2004, com os HDs em mente. Por isso, ela é melhor otimizada para as características dos discos rígidos mídias rotativas de alta latência.
Foi para resolver esse problema que consórcio NVM Express Organization desenvolveu a interface Non-Volatile Memory Express (NVMe). O consórcio é formado por 80 membros, incluindo gigantes como Intel, Microsoft, Samsung, SanDisk e Seagate. O NVMe foi criado com unidades de armazenamento não-voláteis de baixa latência (caso dos SSDs) em mente.
O futuro dos SSDs corporativos
Com isso, sua principal e mais clara vantagem é oferecer latências consideravelmente mais baixas do que a AHCI em média 2.8 µs (microsegundos), contra 6.0 µs da AHCI, de acordo com o site Anand Tech. O NVMe também permite melhor aproveitamento de todos os núcleos da CPU, utilizando melhor o potencial do processador. Antes, a taxa Input/Output Operations Per Second (IOPS) dos drives sofria com o gargalo de um único núcleo da CPU. O benefício mais óbvio de tudo isso é para clientes corporativos, que possuem cargas de trabalho muito mais pesadas, que estavam sendo limitadas pelos padrões SATA e AHCI.
Fonte: Adrenaline
Nosso ambiente de Cloud Computing já está operando com SSD MVMe, confira nossos planos: https://rapidcloud.com.br/cloud-server/

